top of page

Implantodontia e Cirurgia

O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.

O material utilizado no pino de fixação do implante é o titânio, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente. Portanto, se trata de um metal que é biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição.

Outra característica importante desse material é que ele não é corrosivo, ou seja, não enferruja por estar em contato com o ambiente úmido da nossa boca. Por todas essas características, o implante é uma forma segura e duradoura para a reabilitação oral.

Quais são as indicações para um implante dentário?

Existem situações em que a indicação do implante é, sim, uma necessidade. Veja quais são elas:

• Pessoas que tiveram os dentes extraídos

• Quem perdeu os dentes em situações variadas

• Pessoas que nasceram com falta de dentes

Quais são os tipos de implante dentário?

Existem diferentes tipos de implantes dentários, e a indicação do mais adequado deve ser feita pelo cirurgião.

Implante unitário

O implante unitário é aquele feito para repor apenas um dente. Vale ressaltar que isso não significa que ele só pode ser feito uma vez. Trata-se de um modelo utilizado para a inserção de um dente entre outros, por exemplo. Durante o procedimento, é feito o implante de um pino de titânio no local do dente que falta.

Outra característica desse modelo é que, caso seja necessário extrair o dente primeiro, é possível fazer a extração e o implante durante a mesma cirurgia — o que contribui com uma recuperação mais rápida do paciente, que não precisará passar por dois processos cirúrgicos.

Implante dois por três

O modelo dois por três é indicado para pacientes que precisam repor três dentes vizinhos. Nesse caso, são implantados dois pinos de titânio. A prótese é feita com os três dentes unidos; por isso, no dente do meio não é necessário o pino, já que o suporte é feito pelos adjacentes.

 

Carga imediata

O implante de carga imediata é feito de forma semelhante ao unitário. A diferença é que o cirurgião fará a análise para verificar a possibilidade de já colocar uma prótese provisória. Vale ressaltar que nem sempre é possível executar a carga imediata, pois é necessário que, ao colocar o pino, aconteça a osseointegração.

Quando isso não acontece, não é possível fazer a carga imediata. Já se o pino ficar firme no osso durante a cirurgia, o paciente poderá sair com a prótese provisória. No entanto, ela não terá a função de auxiliar na mastigação, pois não poderá sofrer os impactos da mastigação para que seja possível concluir a osseointegração.

Prótese Protocolo Fixo

Imagine como seria se quem perdeu a maior parte dos dentes precisasse fazer implantes individuais ou dois por três pra repor todos eles. Nessa situação, há a possibilidade de fazer apenas uma prótese e fixá-la com a ajuda de 4 a 8 pinos implantados. A quantidade de pinos varia de acordo com o tamanho da arcada dentária do paciente.

A confecção da prótese é feita sob uma barra e revestida por uma gengiva artificial, em que são colocados os dentes de resina. Dessa forma, há a aparência natural para a peça, que fica imperceptível após a colocação. Ou seja, ao sorrir, não dá para ver que foi feito um implante. A vantagem desse modelo é que a prótese fica completamente presa na boca, o que proporciona a segurança necessária pra você viver em tranquilidade.

Vale ressaltar que esse modelo não é removível, portanto, somente o dentista pode fazer a remoção, caso seja necessário. Outra observação importante é quanto à higiene, que deve ser feita de maneira adequada pra conservar a saúde da gengiva e evitar a perda dos implantes.

Prótese overdenture

A prótese overdenture é um modelo que também é indicado para pessoas que perderam todos os dentes. Para a sua utilização, é preciso fazer dois implantes na região frontal que permitirão o encaixe e desencaixe da prótese. Dessa forma, ela apresenta maior estabilidade que as dentaduras comuns, o que significa mais segurança e conforto durante a mastigação.

A higiene da peça deve ser feita sempre após o término de uma refeição. Para isso, ela deve ser retirada. A limpeza também deve ser feita sob os pinos do implante e no clipe da prótese. Entre as vantagens desse modelo estão o menor número de implantes necessários para a sua fixação e a liberdade pra dormir com ela sem que isso cause algum incômodo.

Alguns casos devem ser avaliados com mais cautela. Por isso, é importante saber quando há algum fator de risco que possa comprometer o sucesso do procedimento.

tecnico-dentario-qualificado-posando-com-um-modelo-de-implante-dentario222.jpg
LOGO-ORTOCOMPANY2.png

(47) 99211.4050

whatsapp.png
bottom of page
gtag('config', 'AW-861438304');